Política e Administração Pública

Parlamentares da oposição pedem à Procuradoria mais investigações sobre caso Cachoeira

22/11/2012 - 20:04  

Indignados com o relatório apresentado pelo deputado Odair Cunha (PT-MG), alguns parlamentares da CPMI do Cachoeira entregaram nesta quinta-feira ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, uma representação para que o Ministério Público aprofunde as investigações da comissão parlamentar de inquérito.

No documento, o grupo solicita que a Procuradoria determine a abertura de inquérito e promova os indiciamentos que achar necessários de pessoas acusadas de terem relações com o bicheiro. Entre elas, o dono da construtora Delta S.A, Fernando Cavendish; e os governadores de Goiás, Marconi Perillo, de Tocantins, Siqueira Campos, e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Desses apenas Cavendish e Perillo já constam do relatório de Odair Cunha.

O grupo disse que o documento é resultado de meses de trabalho de suas assessorias técnicas, com o único comprometimento de buscar a verdade.

Empresas laranja
Segundo o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), o objetivo é mostrar o caminho percorrido por centenas de milhões de reais de dinheiro público transferido da Delta para empresas laranja. "Começamos com a investigação em torno da organização de Carlinhos Cachoeira, descobrimos que havia uma organização muito maior, que movimenta volumes de recursos extraordinários, que é a empresa Delta. Esta organização, que se espalhou de forma tentacular por vários estados, também se apropriou dentro do governo federal, particularmente no Dnit, de recursos federais importantíssimos, e movimentou mais de R$ 545 milhões em empresas-laranja que fomos impedidos de identificar."

Ao receber a representação, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que sempre há espaço para ampliar as investigações. "Naquele primeiro momento da investigação, o quadro que veio ao Ministério Público era diminuto, limitado essencialmente ao jogo em Goiás. Mas era perceptível que a investigação era promissora e por isso mesmo é que houve aquele sobrestamento, no sentido de permitir que as investigações pudessem ser aprofundadas. Verificou, com a deflagração da segunda operação, indícios de crimes de uma amplitude imensamente maior do que aquela daquele momento inicial."

Roberto Gurgel não quis comentar o relatório do deputado Odair Cunha, alegando que o documento ainda não foi lido na CPMI.

Sobre o fato de o relator pedir para que o Conselho Nacional do Ministério Público investigue o procurador-geral por não ter dado prosseguimento às investigações da Polícia Federal que desvendaram a organização criminosa de Cachoeira, Gurgel disse apenas que retaliações contra integrantes do Ministério Público são frequentes.

O vice-presidente da CPMI, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), criticou a entrega da representação ao Ministério Público antes da votação do relatório final da comissão. "Qualquer diálogo com o Ministério Público - e é legítimo que se faça – deve ser feito ao final desta discussão aqui. É só esse o apelo que eu estou fazendo."

Devolução do dinheiro desviado
O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), adiantou ainda que o grupo também vai preparar um documento para entregar à Advocacia Geral da União pedindo que o órgão tome providências para recuperar o dinheiro público desviado pela Delta e pelos integrantes da quadrilha de Cachoeira.

Além de Bueno e Onyx Lorenzoni, estiveram na Procuradoria-Geral da República para entregar a representação os senadores Pedro Taques (PDT-MT); Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Pedro Simon (PMDB-RS).

Confira as pessoas listadas no relatório de Odair Cunha

Reportagem - Marise Lugullo
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.