Política e Administração Pública

Simão Sessim assume comando da Comissão de Minas e Energia

07/03/2012 - 18:15  

Gustavo Lima
Simão Sessim
Simão Sessim: royalties do petróleo e custo da energia elétrica são prioridades.

O deputado Simão Sessim (PP-RJ) é o novo presidente da Comissão de Minas e Energia. A eleição foi realizada nesta quarta-feira (7). Os três vice-presidentes do colegiado, ainda não indicados, serão definidos em reunião convocada para a próxima quarta-feira (14).

Ao tomar posse, o novo presidente afirmou que o modelo de distribuição dos royalties do petróleo (PL 2565/11) será uma das principais preocupações da comissão. Outra prioridade será discutir o custo da energia elétrica, o que, ressaltou Sessim, interfere na competitividade nacional.

O parlamentar afirmou ainda que a extração, a comercialização e os royalties dos recursos minerais têm ficado à margem de um debate mais profundo.

Biografia
O advogado e professor Simão Sessim está em seu nono mandato consecutivo na Câmara. Sua primeira posse como deputado federal foi em 1979 pela Arena – atualmente, ele está em seu oitavo partido político.

Nascido no Rio de Janeiro, foi secretário municipal de Educação de Nova Iguaçu (1969-1970) e prefeito de Nilópolis (1973-1977), ambas na baixada fluminense.

Em mais de 30 décadas na Câmara, Sessim já presidiu quatro outras comissões permanentes: de Desenvolvimento Urbano e Interior; de Fiscalização Financeira e Controle; de Seguridade Social e Família; e de Transportes.

Nesta legislatura, Sessim faz parte, além da Comissão de Minas e Energia, das comissões especiais sobre a divisão dos royalties para a exploração de petróleo; e da reforma política.

Confira a lista dos novos presidentes das comissões permanentes.

Reportagem - Jaciene Alves
Edição - Marcelo Oliveira

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2565/2011

Íntegra da proposta