Política e Administração Pública

Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo a 39 pessoas

30/11/2011 - 18:17  

Rodolfo Stuckert
Presidente Marco Maia participa da cerimônia de entrega da Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados
Maia (E), ao lado de Jorge Tadeu Mudalen: a medalha é o agradecimento da Câmara pela ética e a responsabilidade cívica dos agraciados.

A Câmara dos Deputados realizou nesta tarde a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Legislativo, no Salão Negro. Neste ano, 39 pessoas de várias áreas foram reconhecidas por sua contribuição à política nacional. Entre elas estão magistrados, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Aires Brito; parlamentares, como o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e o deputado estadual do RJ Marcelo Freixo; pesquisadores, como o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara; e líderes religiosos, como o arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e o vice-presidente do Conselho de Ministros Evangélicos, Silas Malafaia.

Entre os homenageados, a diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita Rosa, foi a mais aplaudida; sobretudo por causa da atuação de sua instituição no projeto de aprovação da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10).

O presidente da Câmara, Marco Maia, disse que a medalha expressa o agradecimento da Câmara dos Deputados pelo trabalho ético e a responsabilidade cívica dos agraciados. Ele presidiu a cerimônia ao lado  do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), titular da  2º Secretaria da Mesa Diretora  da Câmara, que promoveu a entrega das medalhas.

Duas instituições também foram premiadas: o hospital infantil Varela Santiago e o programa educacional de resistência às drogas e à violência, ambos do Rio Grande do Norte.

A Medalha do Mérito Legislativo foi criada em 1983, e entregue anualmente por indicação de líderes partidários e membros da Mesa Diretora.

Reportagem - José Carlos Oliveira/ Rádio Câmara
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.