Política e Administração Pública

Plenário aprova isenção parcial de visto de negócios com a Guiana

Obstrução impede votação dos demais acordos internacionais previstos na pauta.

11/10/2011 - 13:39  

Elton Bomfim
Sessão Extraordinária
Os demais itens da pauta não puderam ser votados por falta de quórum.

A Câmara aprovou nesta terça-feira o Projeto de Decreto Legislativo 218/11, que confirma os termos de acordo sobre isenção parcial de vistos firmado em 2009 entre o Brasil e a República da Guiana. A proposta segue para o Senado.

Conforme o texto aprovado, o acordo vai possibilitar a brasileiros e guianenses o ingresso, a saída, a permanência e o trânsito no território do país vizinho, para fins de negócios, sem a necessidade de visto. A isenção valerá por até 90 dias, renováveis por igual período, desde que a estada não exceda 180 dias por ano.

O visto de negócios aplica-se à visita de cidadãos de ambos os países com o propósito de comparecer a reuniões de negócios, negociar contratos, discutir projetos ou participar de outras atividades que não caracterizem trabalho remunerado ou emprego. Atualmente, Brasil e Guiana já dispensam o visto de turista para cidadãos dos dois países.

Falta de quórum
Os demais itens da pauta não puderam ser votados por falta de quórum. A ausência do número mínimo de deputados (257) para que possam ocorrer votações foi observada após o PR ter apresentado pedido de verificação.

Autor do pedido, o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) questionava o fato de a Mesa Diretora  ainda não ter respondido requerimento de sua autoria (693/11) para que a Casa peça esclarecimentos à Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República sobre voos realizados pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, no período de 1º de janeiro de 2007 até hoje.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 218/2011

Íntegra da proposta