Política e Administração Pública

Definidos presidente e relator da comissão especial do sistema distrital misto

07/06/2011 - 16:08  

O deputado Almeida Lima (PMDB-SE) foi eleito há pouco presidente da comissão especial que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/95, que cria o sistema eleitoral distrital misto. Ele recebeu 23 votos dos 24 deputados presentes (um voto foi em branco).

A comissão especial é uma tentativa de acelerar, na Câmara, a tramitação dos temas relativos à reforma política que precisam de mudança na Constituição para vigorar. A PEC já teve sua admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e poderá incorporar em um substitutivo outros temas constitucionais além do sistema distrital misto. Esse substitutivo não precisará ser votado pela CCJ antes de ir a Plenário.

Almeida Lima vai acumular o cargo com a presidência da comissão especial da Reforma Política. Também foram eleitos para as vice-presidências do colegiado os deputados Edinho Araújo (PMDB-SP), William Dib (PSDB-SP) e Ronaldo Caiado (DEM-GO). O relator, designado por Lima, também foi o mesmo da comissão especial da Reforma Política: deputado Henrique Fontana (PT-RS).

O prazo de funcionamento da nova comissão é de 40 sessões ordinárias da Casa contadas a partir do dia 26 de maio de 2011, que foi a data de constituição do colegiado.

A reunião da comissão ocorre no Plenário 11.

Confira as principais propostas sobre reforma política

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem – Rodrigo Bittar
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 10/1995

Íntegra da proposta