Política e Administração Pública

PEC prevê instalação de conselhos de ética em assembleias legislativas

30/05/2011 - 21:04  

Leonardo Prado
Stepan Nercessian
Para Stepan Nercessian, a proposta reproduz os anseios de uma sociedade que clama por transparência.

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/11, do deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), que prevê a instituição de conselhos de ética nas estruturas das assembleias legislativas e das câmaras municipais do País. Esses conselhos terão a tarefa de processar e julgar deputados estaduais e vereadores, conforme o caso. O voto será aberto quando for recomendada a perda de mandato.

A PEC inclui a regra nos artigos da Constituição que tratam das assembleias e das câmaras. “A proposta é um incentivo para que as assembleias legislativas dos estados e as câmaras municipais criem seus conselhos de ética, reproduzindo os anseios de uma sociedade mais amadurecida civicamente e que clama por transparência e fiscalização de seus representantes estaduais”, afirma Stepan Nercessian.

Ele acrescenta que a medida reforça um interesse das instituições públicas em colaborar com a sociedade na seleção de agentes públicos mais íntegros e vocacionados.

Em relação à previsão de voto aberto nos processos de cassação de mandato, Stepan Nercessian observa que a publicidade pretendida será uma arma contra conchavos e barganhas para proteger colegas. Ele lembra que a votação secreta, hoje vigente para esses casos na Câmara e no Senado, é contestada, uma vez que o eleitor não sabe se seu representante votou pela perda ou manutenção do parlamentar processado.

Tramitação
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania quanto a sua admissibilidade. Se aprovada, será examinada por comissão especial e votada em dois turnos pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 15/2011

Íntegra da proposta