Política e Administração Pública

Ministro dará prioridade à articulação das reformas

03/01/2011 - 16:11  

A articulação das reformas política e tributária no Congresso será a prioridade do novo ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira. Ele assumiu a pasta, nesta segunda-feira, com a missão de manter a unidade da base partidária que elegeu a presidente Dilma Rousseff.

Ele disse que vai promover reuniões sistemáticas do conselho político do governo e dar atenção especial às bancadas e aos líderes governistas no Congresso. A aprovação da reforma política é uma das prioridades imediatas e, para isso, o novo ministro também quer estreitar o diálogo com os partidos de oposição.

Diálogo com oposições
O ministro lembrou que, no seu discurso de posse, no Congresso Nacional, a presidente Dilma Rousseff “reafirmou seu propósito de estender a mão aos partidos de oposição e às parcelas da sociedade que não estiveram conosco na recente jornada eleitoral”. Ele afirma que o diálogo entre as forças de situação e de oposição “deve ser uma marca do amadurecimento da democracia brasileira.”

Luiz Sérgio considera fundamental a construção de uma reforma política “efetiva, que contemple o desejo da sociedade por um sistema eleitoral ainda mais justo, que fortaleça o papel dos partidos, que resolva a espinhosa questão do financiamento de campanha e diminua a margem para a ocorrência de distorções na representatividade popular".

Medidas modernizadoras
Segundo Luiz Sérgio, a reforma tributária vai precisar de um diálogo ainda mais ampliado. Ele pretende dar “especial atenção” para o estabelecimento de diálogo com governadores, prefeitos e parlamentares “no sentido de ajudar na formulação e aprovação de um conjunto de medidas modernizadoras do sistema tributário, orientado pelo princípio da simplificação e da racionalidade".

A Secretaria de Relações Institucionais tem status de ministério e é responsável pela coordenação política do governo federal.

Reportagem - José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.