Política e Administração Pública

Temas regionais devem ganhar força na Câmara, diz Marco Maia

06/10/2010 - 16:50  

J.Batista
Vice-presidente da Câmara, Marco Maia: deputados eleitos agora podem renovar os debates da Casa.

Os temas regionais devem ganhar força na próxima legislatura. A aposta é do vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), que, ao analisar o resultado das urnas, destaca a ascensão de lideranças locais.

"Na minha avaliação, nós tivemos algumas surpresas. Alguns deputados de destaque na Câmara não estão retornando na próxima legislatura e estão vindo deputados estaduais, lideranças distritais e regionais que têm bases eleitorais concentradas em algumas regiões, e que vêm para a Câmara trazendo talvez um novo debate, uma nova discussão acerca do papel da Casa", observa o deputado.

Renovação
A renovação na Câmara atingiu a marca de 46,4% nestas eleições, em comparação com a bancada eleita em 2006. Para o vice-presidente da Casa, a vinda de lideranças regionais se aproxima de uma das propostas sugeridas no âmbito da reforma política, que é o voto distrital.

"Uma coisa que me chamou a atenção é exatamente este fato de termos muitos deputados que estão vindo representando uma região específica, quase que um distrito”, analisa Marco Maia. “Nós estamos vivenciando na prática um resultado de uma eleição distrital numa eleição que acontece no estado inteiro. Isso pode produzir um tipo de debate diferente na Câmara dos Deputados, trazendo os temas regionais com muito mais força para dentro do Parlamento."

Entre as unidades da Federação com maior renovação, estão Sergipe e Distrito Federal, com uma média de 87,5%. Já os menores índices ficaram com Rio Grande do Norte e Amazonas, com 25% cada um. Historicamente, a média de substituição na Câmara fica entre 40% e 50%.

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.