Política e Administração Pública

CCJ aprova obrigatoriedade de foto e impressão digital no título de eleitor

06/05/2010 - 11:55  

Janine Moraes
Chico Lopes diz que a foto no título reduzirá as fraudes.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira proposta que determina a inclusão de foto e impressão digital nos títulos eleitorais e o recadastramento de todo o eleitorado brasileiro no prazo de dois anos após a vigência da lei. Durante o recadastramento, todos os títulos deverão ser trocados pelo novo modelo. O projeto ainda será analisado pelo Plenário e pelo Senado.

O texto aprovado foi um substitutivo do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) ao Projeto de Lei 3780/97, do Senado, e a diversos apensados. A proposta altera a Lei 7.444/85, que trata da implantação do processamento eletrônico de dados no alistamento eleitoral e a revisão do eleitorado.

Conforme a proposta, o título de eleitor também deverá conter, além de outros dados de identificação do eleitor: data de nascimento, filiação, o número do CPF e o número da carteira de identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, além de impressão digital. Atualmente, o título contém data de nascimento e espaço para impressão digital, que só é utilizado pelo eleitor analfabeto.

Se seu navegador não puder executar o áudio, <a href='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/1286fc5ffa7.mp3' _fcksavedurl='http://www2.camara.gov.br/agencia/audios/1286fc5ffa7.mp3'>obtenha o áudio</a> e salve-o em seu computador.

Ouça a explicação do relator, Chico Lopes, para a importância de se aprovar o projeto.

Para o relator, ainda há vícios no processo eleitoral, fraudes, eleitores fantasmas e outros graves problemas. “A colocação de fotografia do eleitor no título contribuirá para evitar grande número de fraudes, em prol da busca da verdade eleitoral”, afirma.

Da Redação/WS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3780/1997

Íntegra da proposta