Política e Administração Pública

PMN votará a favor de projetos que beneficiem aposentados

13/02/2009 - 17:20  

O médico Uldurico Pinto, de 56 anos, é o novo líder do PMN na Câmara. Baiano de Medeiros Neto, Uldurico está em seu terceiro mandato, tendo sido, inclusive, deputado constituinte, na época filiado ao PMDB. Antes do PMN, o deputado passou também pelo PSB.

Entre os temas que Uldurico Pinto considera prioritários, estão a reforma política e a tributária. O parlamentar disse ainda apoiar o Governo Lula, apesar de seu partido não ocupar nenhum cargo no governo. Ele afirma, no entanto, que o PMN votará a favor de propostas em benefício dos aposentados, ainda que o governo seja contrário ao tema.

Uldurico Pinto concedeu a seguinte entrevista à Agência Câmara:

Agência Câmara - Quais são os temas prioritários para o partido neste ano?

Uldurico Pinto - A reforma tributária interessa bastante e também a reforma política. Outro assunto seria relativo à parte econômica mesmo, a estruturação econômica do País, de forma que se possa dinamizar a parte empresarial e respeitar os trabalhadores.

Agência da Câmara - Como o partido vai atuar em relação às reformas política e tributária e também em relação à PEC das MPs (511/06), que muda a tramitação de medidas provisórias?

Uldurico Pinto - Em relação às medidas provisórias, é preciso disciplinar o tema e restringi-las. Elas prejudicam o sistema democrático. Sobre a reforma tributária, o partido ainda não fechou posição, mas é um assunto importantíssimo. Deve ser um método que permita às regiões menos desenvolvidas crescer e que possa realmente aumentar o número de empregos. A reforma tributária tem que estimular o empresariado, preservando os interesses dos trabalhadores. Quanto à reforma política, há dois itens: a fidelidade partidária e, ao mesmo tempo, a janela que permite a troca, para que ninguém fique engessado eternamente.

Agência Câmara - Qual a posição do partido em relação ao Governo Lula?

Uldurico Pinto - Nós não temos cargos no governo, mas nos dispomos a fazer parte da base com a independência necessária. Em relação às leis que envolvem aposentadoria, o partido já fechou questão a favor de propostas do Paim [senador Paulo Paim (PT-RS), autor de projetos sobre aposentadoria]. Uma é a que extingue o fator previdenciário; outra, sobre a recomposição das aposentadorias; e também a recuperação das perdas salariais nas aposentadorias. São três pontos polêmicos que o Senado aprovou. Estão na Câmara agora, e o governo, pela lógica, vai ser contra. O partido fechou questão de expulsar o parlamentar que não votar a favor da emenda de Paim.

Reportagem - Noéli Nobre/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 511/2006

Íntegra da proposta