Comissão sobre licitações vai se reunir com ministro

09/03/2007 - 20:25  

A Comissão Especial de Licitações e Contratos vai se reunir com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na próxima quarta-feira (14), para discutir a possível retirada da urgência do Projeto de Lei 7709/07, analisado pela comissão. O encontro, que será às 14 horas, foi decidido em reunião realizada ontem para definir o roteiro de trabalhos da comissão especial.

Análise de especialistas
O presidente e o relator da comissão, deputados Tadeu Filipelli (PMDB-DF) e Márcio Reinaldo Moreira (PP-MG), discutiram hoje o projeto com especialistas, consultores da Câmara e representantes do Ministério do Planejamento. Eles consideram que é preciso mais tempo para entender melhor as novas propostas e muitas reuniões para analisar e aprovar a matéria. O que, na avaliação dos parlamentares, não poderá ser feito se a proposição continuar a tramitar em regime de urgência.

O projeto recebeu 126 emendas e os parlamentares já sugeriram a realização de audiências públicas para debater o tema com a sociedade. Para Márcio Reinaldo, algumas das idéias do governo ainda podem ser bastante alteradas, "principalmente sobre a inversão de fases e o pregão, porque há coisas que não dá para comprar assim".

A proposta
O projeto prevê o uso de pregão eletrônico na compra e contratação de produtos e serviços pela administração pública. A proposta altera a Lei de Licitações (Lei 8666/93) para que as compras do governo sejam feitas por pregão, presencial ou por rede de computadores. É como se fosse um leilão ao contrário, em que vence aquele que oferece o menor preço. A proposta também inverte as fases da licitação: primeiro a disputa de preços e depois a análise dos documentos e do histórico de quem fizer a melhor oferta. Se houver algo de errado, analisam-se os documentos do segundo colocado, e assim por diante.

O projeto, de autoria do Executivo, originou-se na Mensagem 39/07, como uma das medidas que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Notícias anteriores:
Paulo Bernardo defende mudança na lei de licitações

Reportagem - Fabricio Rocha
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7709/2007

Íntegra da proposta