Comissão aprova novas regras para comércio agropecuário

19/12/2006 - 19:00  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou na última quarta-feira (13) o Projeto de Lei 6897/06, que estabelece condições prévias para comercialização, estocagem, processamento, industrialização, acondicionamento e trânsito de produtos agropecuários importados de outros países. A proposta é do deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS).

De acordo com o texto, esses produtos (assim como os seus derivados) devem ser submetidos a análise de resíduos de princípios ativos de agrotóxicos, micotoxinas ou outras substâncias tóxicas. O laudo deve certificar que, se existentes, tais resíduos não excedem os limites máximos estabelecidos em regulamento.

O projeto torna obrigatória também a inspeção sanitária relativa a produtos de origem vegetal ou animal. O laudo, nesses casos, deve certificar a inexistência de infecções ou de infestações por patógenos (substâncias que causam moléstias) ou parasitas.

Aos infratores, serão aplicadas penalidades como multa e inutilização do produto; e suspensão ou mesmo cancelamento de autorização, registro ou licença. Também é prevista interdição temporária ou definitiva do estabelecimento, além da destruição dos produtos irregulares.

Efeito econômico
O relator, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), disse que, apesar das vantagens no âmbito da segurança alimentar e da saúde pública, o principal ponto do projeto é o efeito econômico. As medidas, afirmou, "poderão contribuir para dar mais transparência e eqüidade à concorrência doméstica dos produtos agropecuários, em claro benefício do produtor e do consumidor brasileiros".

Marquezelli observa que o produtor rural brasileiro já tem de enfrentar concorrência desleal de importações de commodities com subsídios de origem, motivo de inúmeras contestações das autoridades brasileiras nos foros internacionais.

" Além de efeitos danosos à população, a presença de produtos importados de má qualidade e não submetidos aos mesmos padrões de controle reservados aos produtos nacionais provoca prejuízo econômico aos produtores domésticos", critica Marquezelli.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Agricultura aprova acordo com Argélia sobre saúde animal
Controle sanitário em serviço de transporte pode aumentar
Lei dos Agrotóxicos pode ser simplificada em 2007
Projeto facilita registro de agrotóxicos genéricos

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.