Câmara aprova gratificação para servidores do Judiciário

13/06/2006 - 11:03  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 5845/05, que reestrutura as carreiras dos servidores do Poder Judiciário. O projeto segue para o Senado.
A proposta, apresentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), cria gratificações para diminuir distorções salariais entre os servidores do Judiciário e os dos Poderes Executivo e Legislativo. O relator, deputado Maurício Rands (PT-PE), deu parecer favorável.
De acordo com o projeto, o salário dos cargos do Judiciário será composto pelo vencimento básico e pela gratificação de atividade judiciária (GAJ). Para corrigir as distorções, o projeto determina a criação de três outros tipos de gratificação.
Uma delas é o adicional de qualificação, que poderá ser requisitado por qualquer servidor da carreira judiciária. A gratificação será destinada aos servidores que participarem de treinamentos e cursos ou apresentarem diplomas em áreas de interesse do Poder Judiciário. O acréscimo pode chegar a 12,5%, incididos sobre o vencimento básico.
As gratificações de atividade externa (GAE) e de atividade de segurança (GAS) são restritas aos ocupantes de cargos de analista e de técnico e correspondem a 35% do vencimento básico do servidor. A diferença entre as duas é que o recebimento da GAS depende de participação de programas de reciclagem anuais.

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5845/2005

Íntegra da proposta