Parlamentares pedem apoio a Aldo para Zona Franca do Amapá

06/02/2006 - 21:26  

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, visitou o Amapá no último sábado (4) para discutir com as autoridades locais e os oito deputados federais projetos de interesse do estado. Na reunião, o governador Waldez Góes (PDT) solicitou a aprovação do projeto que cria a Zona Franca do Amapá (ZFA).
A bancada do Amapá já se mobilizou em busca de um acordo com deputados representantes de São Paulo e Amazonas para definir as áreas que teriam incentivo na Zona Franca do Amapá e, assim, evitar que esses estados sejam prejudicados com o projeto. Também compareceu ao encontro o senador José Sarney (PMDB), que é autor do Projeto de Lei 2403/03. A proposta estende os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus a outros estados da Região Norte.

Fitoterápicos
O acordo, no entanto, precisa ainda avançar para permitir à ZFA a produção de cosméticos e medicamentos fitoterápicos. Esses dois produtos poderiam fomentar a economia de pequenos produtores e dinamizar a economia do interior do estado. O Amapá fornece castanha do Brasil para uma das maiores empresas de cosméticos do País, que não beneficia o produto na região.
A bancada solicitou também a criação da Escola Técnica Federal do Amapá, que, inclusive, já conta com recursos de uma emenda de bancada.

Servidores federais
O prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel (PT), pediu ao presidente Aldo Rebelo o apoio para a aprovação de projeto que leve de volta à União os servidores federais que foram transferidos para a prefeitura de Macapá quando o território se transformou em estado. A aprovação do projeto representaria uma economia de R$ 1,2 milhão para a prefeitura. Outra proposta de consenso entre o governador, o prefeito e a bancada - comum também aos outros estados da Região Norte - é a regularização das terras da União no estado para permitir a regularização fundiária e o crescimento da economia local.
Outro assunto tratado foi o pedido de aprovação de um acordo entre o Brasil e a França para construção de uma ponte que liga o País à Guiana Francesa.

Da Redação/ RCA

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2403/2003

Íntegra da proposta