Redução de gastos de campanhas terá alterações

30/01/2006 - 15:46  

O Projeto de Lei 5855/05, que reduz os gastos das campanhas eleitorais, é o próximo item da pauta de reformas eleitorais e partidárias a ser votado pela Câmara durante a autoconvocação. O projeto, de autoria do senador Jorge Bornhausen (PFL-SC), que já tem sido chamado de minirreforma eleitoral, cria a prestação diária de contas dos candidatos pela internet, reduz o período de propaganda política, proíbe "showmícios" e a distribuição de brindes e altera o formato do horário eleitoral gratuito. Se for alterada na Câmara, a proposta voltará para o Senado.

Processo eleitoral
O relator da matéria, deputado Moreira Franco (PMDB-RJ), vai apresentar substitutivo que exclui do texto que veio do Senado os dispositivos referentes ao processo eleitoral, a fim de permitir que as medidas possam valer para as próximas eleições.
Segundo Moreira Franco, o importante é criar mecanismos que impeçam o crime de caixa dois nas campanhas. "O objetivo é haver uma eleição barata sem essa orgia de dinheiro que tem caracterizado as eleições nos últimos anos", afirmou o deputado. Também é finalidade do projeto, disse, um sistema fiscalização mais eficaz para "garantir transparência nos gastos e na arrecadação dos recursos para as campanhas".
Moreira Franco deve apresentar seu substitutivo nas próximas semanas diretamente em Plenário. Ele ainda negocia com líderes partidários, na Câmara e no Senado, as alterações na proposta original.

Notícias anteriores:
Aprovado fim da verticalização em primeiro turno

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5855/2005

Íntegra da proposta