Vale-transporte pode vir a ser pago em dinheiro

05/01/2006 - 11:51  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 6087/05, do deputado Alexandre Cardoso (PSB-RJ), que faculta o pagamento do vale-transporte em espécie. A proposta altera a lei que institui o vale-transporte (7419/85).
Cardoso argumenta que a venda ilegal de vales gerou um comércio paralelo que traz prejuízo ao trabalhador, em razão de o valor de venda ser sempre inferior ao custo do tíquete. Se o benefício for pago em espécie, o deputado entende que o empregado poderá "organizar melhor" a forma de se dirigir ao trabalho, criando inclusive grupo de transporte solidário com colegas.
Cardoso afirma ainda que sua proposta não trará prejuízos ao empregador. O benefício pago em espécie, a exemplo do tíquete, não terá natureza salarial, não será incorpordo à remuneração, não constituirá base de incidência do FGTS nem da Previdência Social e não configurará rendimento tributável do trabalhador.
Segundo a lei atual, o trabalhador pode comprometer até 6% do seu salário básico com deslocamento para o trabalho. A quantia que exceder esse percentual deverá ser coberta pelo empregador, por meio da concessão de vales emitidos pelas empresas de transporte.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 617/03, do deputado Murilo Zauith (PFL-MS), que trata do mesmo assunto. As propostas serão analisadas pelas comissões de Viação e Transportes; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Constituição e Justiça e Cidadania.

Notícias anteriores:
Proposto incentivo à contratação de quem mora longe
Vale-transporte poderá ter validade de 12 meses
Projeto veda substituição de vale-transporte por dinheiro
Famílias pobres poderão ganhar vale-transporte social
Projeto desvincula vales da contribuição previdenciária
Uso do vale-transporte poderá ser permitido em vans

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 617/2003

Íntegra da proposta