Comissão rejeita identificação em compras com cartão

07/10/2005 - 19:45  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou a apresentação obrigatória de documento de identidade nas compras com cartões de crédito e de débito. A medida está prevista no Projeto de Lei 5004/05, do deputado Cabo Júlio (PMDB-MG), que determina ainda a inscrição de informações sobre o comprador nos comprovantes de pagamento.
Ao recomendar a rejeição do projeto, o relator, deputado Gerson Gabrielli (PFL-BA), alegou que uma das características das operações com cartões é que a empresa emissora assume o risco do crédito, o que desobrigaria os usuários de pagarem por eventuais gastos fraudulentos.
Gabrielli alertou ainda para o fato de que a medida prevista no projeto aumentaria o tempo de espera nas filas de pagamento. "Imagine a demora adicional para os clientes, enquanto os operadores conferem cada documento de identidade em busca de dados que podem ser, e normalmente já são, eletronicamente obtidos e impressos no comprovante de venda", previu.

Tramitação
A matéria, que tramita em caráter conclusivo, seguirá para o exame das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara. RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5004/2005

Íntegra da proposta