Dirigentes de entidades médicas criticam exame de ordem

13/09/2005 - 16:10  

Os presidentes do Conselho Federal de Medicina e da Associação Médica Brasileira, respectivamente Edson Oliveira Andrade e Eleuses Vieira de Paiva, criticaram há pouco a instituição do exame de ordem para o exercício da Medicina. A medida, objeto do Projeto de Lei 840/03, do deputado Elimar Máximo Damasceno (Prona-SP), está sendo discutida em audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família.
Vieira de Paiva afirmou que o exame é desnecessário porque os estudantes de Medicina já são obrigados a fazer residência durante três anos. Para ele, mais importante do que discutir a instituição do exame de ordem é formar médicos de acordo com as necessidades sociais do Brasil e distribuí-los pelas regiões mais necessitadas.
Ao exigir maior presença do Estado na formação dos médicos, Vieira de Paiva informou que o curso de Medicina chega a custar entre R$ 5 mil e R$ 6 mil mensais por estudante.
Neste momento, os deputados estão ouvindo o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Eder Borba. Ele também é contrário ao projeto.

A audiência pública ocorre no plenário 7.

Reportagem - Allan Pimentel
Edição - Rejane Oliveira

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 840/2003

Íntegra da proposta