CCJ aprova mudanças no ISS de corretora de imóvel

18/08/2005 - 11:34  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira (16) o Projeto de Lei Complementar 285/02, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que altera a base de cálculo do Imposto sobre Serviços (ISS) pago pelas corretoras de imóveis. Pelo projeto, a base de cálculo passa a ser aplicada em relação a cada profissional habilitado (inclusive sócios, empregados ou não) que preste serviços em nome da empresa.
O texto aprovado na comissão foi o substitutivo elaborado pelo relator, deputado Wilson Santiago (PMDB-PB), que adaptou o projeto original às mudanças ocorridas na legislação após 2002.

Sistemática especial
A regra vigente atualmente determina o cálculo do ISS com base no preço do serviço, mas há uma sistemática especial para algumas sociedades empresariais. O objetivo do projeto é incluir entre as sociedades abrangidas pela sistemática de apuração especial as pessoas jurídicas que prestam serviços de agenciamento, corretagem ou intermediação de bens móveis e imóveis.
A CCJ aprovou apenas a constitucionalidade, a juridicidade e a boa técnica legislativa do projeto, sem pronunciar-se quanto ao seu mérito.

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade e já foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação. O texto segue agora para o Plenário.

Reportagem – Luiz Claúdio Pinheiro
Edição – Rodrigo Bittar

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 285/2002

Íntegra da proposta