Severino quer votar referendo das armas ainda hoje

05/07/2005 - 17:11  

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, espera que a pauta do Plenário seja liberada para que os parlamentares votem ainda hoje o Projeto de Decreto Legislativo 1274/04, que define a pergunta para o referendo sobre a proibição do comércio de armas no Brasil. "Desobstruam a pauta e votaremos o desarmamento", disse Severino há pouco, durante reunião com parlamentares e entidades favoráveis ao projeto.
Severino Cavalcanti avisou, no entanto, que pretende seguir a ordem de votação prevista na pauta. Os deputados deverão votar primeiro a Medida Provisória 250/05, que abre crédito de R$ 30 milhões para vítimas da seca no Sul, e o Projeto de Resolução 248/05, que cria a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Compra de Votos. Só depois, informou o presidente, viria o desarmamento.

Inversão
O deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que também participou da reunião, sugeriu uma inversão da pauta para votar primeiramente o referendo e, depois, o pedido de criação da CPI. Ele disse que vai tentar um acordo nesse sentido.

Protesto
Uma das entidades que participou do encontro sobre o referendo das armas com o presidente Severino Cavalcanti foi o Comitê Nacional de Vítimas da Violência (Convive). Neste momento, os integrantes desse grupo promovem uma vigília no Salão Verde para pressionar a votação. Em um canto do salão, algumas mulheres cantam e rezam. Os manifestantes também distribuíram pelo ambiente fotos de vítimas, faixas, cartazes e pétalas de rosa.
Do encontro com Severino, também participaram os líderes do PSB, Renato Casagrande (ES), e do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), o deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), e as deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Janete Capiberibe (PSB-AP).

Reportagem - Mauro Ceccherini
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1274/2004

Íntegra da proposta