Agência estréia chat debatendo Biossegurança

04/02/2005 - 16:14  

A Agência Câmara de Notícias promove, no dia 14 de fevereiro, às 14 horas, um bate-papo pela Internet com o relator da comissão especial que discutiu o projeto de lei da Biossegurança (PL 2401/03), deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS).
Entre outras mudanças na legislação, o projeto, que está pronto para ser votado pelo Plenário, regulamenta a liberação de transgênicos no Brasil.
Perondi é médico e tem atuado a favor da liberação do plantio de soja transgênica. Estima-se que, em 2004, até 90% do plantio de soja no Rio Grande do Sul foram de sementes modificadas geneticamente.
Os leitores poderão participar da conversa fazendo perguntas ao deputado, que serão respondidas em tempo real.

Relator defende texto do Senado
Transgênicos, clonagem, embriões humanos e células-tronco são alguns dos temas mais polêmicos da proposta da nova Lei de Biossegurança, que regulará a pesquisa e desses temas. O projeto, de autoria do Executivo, foi discutido e aprovado na Câmara e modificado pelo Senado. Agora, retorna à Câmara para que os deputados analisem as mudanças feitas.
A discussão gira em torno das diferenças entre o texto aprovado pela Câmara em fevereiro de 2004, relatado pelo líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE), e o texto revisto pelo Senado, que tem a aprovação do atual relator, Darcísio Perondi. O deputado defende que aquele texto seja aprovado pela Câmara, mantendo-se o acordo feito entre líderes partidários e o Executivo que permitiu sua aprovação no Senado.

Conheça os principais pontos da proposta:
Células-tronco
Clonagem
Transgênicos
Poderes da CTNBio

Reportagem – Marcello Larcher
Edição - Patricia Roedel

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2401/2003

Íntegra da proposta