CPMI conclui trabalhos sem votar relatório

27/12/2004 - 18:31  

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banestado encerrou seus trabalhos nesta segunda-feira sem votar o relatório final. O relator, deputado José Mentor (PT-SP), disse que vai recorrer da decisão no Congresso. Ele não descarta, no entanto, a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão.
A reunião desta segunda-feira, que durou uma hora, foi tumultuada e acabou virando uma batalha regimental. O relator afirmou que a reunião não poderia ter sido realizada porque não estava prevista na autoconvocação do Congresso Nacional. Já o presidente da comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), alegou que um acordo entre os integrantes da CPMI previa que os trabalhos terminariam este ano.

Voto em separado
O senador Antero Paes de Barros criticou a mudança de postura do relator entre a reuniões da comissão no dia 14 e a desta segunda-feira. “Na reunião do dia 14, quem levantou a questão de que era para terminar neste ano foi o relator, José Mentor. Quem levantou a questão de que deveria ser usado alternativamente o regimento da Câmara foi o deputado José Mentor. Quem disse que não precisava estar no ato convocatório do Congresso Nacional foi o deputado José Mentor. Hoje a história é inteiramente outra. O que mudou de lá para cá? Com muita sinceridade, foi o voto alternativo que apresentei”.

Constestação
Já o relator diz que a CPMI não acabou. “Primeiro, eu disse para vocês, na última reunião, que ia ficar claro quem não queria votar relatório algum. O relator continuará se valendo de todos os meios possíveis internos e externos que forem necessários para garantir a votação do relatório. Nós temos um ofício da mesa do Congresso Nacional dizendo que a CPI acaba no dia 27 de fevereiro. E, até lá, nos vamos lutar para votar o parecer”.

Ministério Público
Mesmo sem nenhuma aprovação formal, o presidente da CPMI, Antero Paes de Barros, promete enviar ao Ministério Público Federal os dois relatórios - o dele e o do relator.

Saiba mais sobre a CPMI do Banestado

Leia mais:
Relatório sugere o indiciamento de 87 pessoas
Confira a lista de sugestões de indiciamento
Relator propõe mudanças na legislação
Contas CC-5 viabilizaram movimentações ilegais

Reportagem - Mauro Ceccherini
Edição – Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel.(61) 216.1851/ 216.1852
Fax.(61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.