Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

06/08/2004 - 15h12

Plenarinho vai informar crianças sobre política

A Câmara inaugurou nesta sexta-feira o site Plenarinho, voltado ao público infanto-juvenil. A página eletrônica está dividida em seis seções: Câmara, Deputados, Notícias, Educação, Seu Espaço e Brasil. Há informações sobre história e geografia do País, notícias sobre projetos de lei em tramitação que dizem respeito ao universo infantil, sala de bate-papo voltada a temas educativos e jogos.
Para facilitar a interação com as crianças, as informações são apresentadas por seis personagens: Zé Plenarinho, que mostra como funciona a Câmara; Legis, que apresenta os deputados; a coruja Edu, que apresenta noções de educação, saúde e cidadania; Cida e Adão, que apresentam os jogos do site; e Xereta, que traz sempre novidades para as crianças.
Incentivando a criatividade dos usuários, a cada trimestre um escritor conhecido escreverá o início de uma história, que ficará publicada no site. A continuação e o final da trama ficará por conta das crianças. Lucília Garcez, autora brasiliense de obras de sucesso como Luiz Lua, foi a primeira escritora convidada. Os textos ficarão à disposição na Internet.

Escolas participam
As informações contidas no site também servem de apoio a atividades escolares. Por esse motivo, o lançamento aconteceu simultaneamente na Câmara e em escolas públicas dos 26 estados e do Distrito Federal, na presença de um deputado federal, que apresentou as ferramentas do site para os alunos.
Os estudantes participaram de bate-papo com o presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputado Carlos Abicalil (PT-MT), que destacou a importância da iniciativa, fruto do trabalho de um grupo de funcionários da Casa que venceu o Concurso Câmara em Idéias. "A página dá acesso aos símbolos nacionais e ao hino de cada Estado, que raramente se encontram na Internet, além de informações sobre meio ambiente de direitos das crianças".
O diretor geral da Câmara, Sérgio Sampaio, lembrou que o Plenarinho é mais uma das ações da Câmara para democratizar o acesso à informação. "A gente tem obsessão por tornar a Câmara transparente, acessível a todos os brasileiros, inclusive às crianças. Esse é um instrumento muitíssimo importante".

Sugestões das crianças
Na escola-classe 304 Norte – escola pública de Brasília –, o aluno Pedro Pitanga, 9 anos, que cursa a 3ª série, arriscou uma idéia para um projeto de lei. “Eu não sei se vou fazer ela mesmo, mas a minha lei é para dar um salário por mês quem não tem dinheiro e não trabalha".
Vitor Sampaio, 10 anos, pretende aproveitar o site Plenarinho para mandar uma mensagem aos deputados. "Uma lei poderia dar escola de graça para crianças e adultos que não aprenderam a ler ou que não sabem".
O endereço do site é www. plenarinho.gov.br.

Reportagem – Adriana Romeo e Tatiana Azevedo
Edição – Patricia Roedel


(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.



A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'