Desenvolvimento Econômico aprova acordo do Mercosul com Israel

19/10/2009 - 17:51  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou quarta-feira (14) o Projeto de Decreto Legislativo 1665/09, da Comissão de Relações Exteriores, que aprova os textos do Acordo-Quadro de Comércio entre o Mercosul e Israel, assinado em dezembro de 2007.

O acordo de livre comércio prevê abertura de mercados para bens, com cláusula evolutiva sobre a possibilidade de entendimentos, no futuro, sobre acesso a mercados em serviços e investimentos. Prevê ainda a liberalização total de mais de 90% do comércio entre as duas regiões em até dez anos.

Mercado ampliado
De acordo com o relator, deputado Edson Ezequiel (PMDB-RJ), os acordos são um importante avanço econômico, comercial e diplomático para o Mercosul. Ele explicou que, a despeito do grande sucesso do bloco econômico em termos de aumento do volume de comércio nos últimos anos, é importante do ponto de vista econômico que seu grande potencial de produção e exportação seja mais explorado no sentido de aumentar a sua participação relativa no comércio internacional.

"A concretização do acordo reforça os importantes vínculos econômicos já existentes entre as partes, permite a cooperação econômica e o desenvolvimento de comércio e investimentos, bem como a cooperação tecnológica, cria um mercado ampliado e seguro para seus bens, remove barreiras comerciais e estabelece regras claras, previsíveis e duradouras para o comércio bilateral sob condições de livre concorrência, sem comprometer os avanços do comércio multilateral", argumentou.

Tramitação
A proposta tramita em regime de urgência, já foi aprovada em agosto pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e, em setembro, pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Agora, segue para votação pelo Plenário.

Continua:
Acordo com Israel impede cobertura para produtos de assentamentos

Notícias relacionadas:
Comissão do Mercosul aprova livre comércio com Israel
Deputados querem adiar aprovação de acordos para pressionar Israel
CCJ aprova acordo econômico entre Mercosul e países árabes
Parlamentares aprovam ingresso da Venezuela no Mercosul

Reportagem - Vania Alves
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1665/2009

Íntegra da proposta