Relator do grupo sobre resíduos sólidos apresenta seu parecer hoje

15/10/2009 - 08:29  

O relator do grupo de trabalho que analisa a proposta de política nacional de resíduos sólidos, deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), pode apresentar hoje seu relatório. A proposta foi aprovada em julho de 2006 por uma comissão especial, que analisou 79 projetos sobre o tema. Jardim propõe mudanças no texto aprovado há três anos. A nova versão da proposta, se aprovada pelo grupo, será levada ao Plenário como alternativa ao relatório da comissão especial.

Entre as principais medidas previstas no novo texto, está a proibição da importação de pneus usados e de outros resíduos - a importação de pneus usados já foi proibida por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão plenária no último dia 24 de junho. Além disso, o texto estabelece que as empresas que fabricarem ou colocarem no mercado agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos e lubrificantes ficarão responsáveis pela destinação adequada dos resíduos desses produtos.

Jardim adotou o Projeto de Lei 1991/07, do Executivo, como estrutura para a nova versão da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Logistica de reserva
O deputado incluiu em sua proposta a normatização do princípio da "logística reversa", que é um processo de distribuição ao contrário: fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de agrotóxicos, pilhas, baterias, pneus, óleos e lubrificantes não terão de se preocupar apenas com uma logística para assegurar que esses produtos cheguem ao consumidor final. Eles serão obrigados a montar um sistema para recolher os produtos usados ou os resíduos. E os consumidores seriam obrigados a devolver o material aos responsáveis pela sua destinação.

A reunião está marcada para as 9 horas na sala da presidência da comissão de Minas e Energia.

Notícias relacionadas:
Grupo analisa nova proposta de política nacional de resíduos
Técnico do governo propõe corresponsabilidade no manejo de resíduo
Ministério pede aprovação da Política de Resíduos Sólidos
Especialistas cobram regras para resíduos e catadores

Da Redação/PCS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta