Comissão rejeita regras para divulgação de empréstimos pessoais

19/06/2009 - 12:06  

Defesa do Consumidor rejeita proposta que obriga divulgação dos juros; relator afirma que restrições existentes já são suficientes.

A Comissão de Defesa do Consumidor rejeitou na quarta-feira (17) o Projeto de Lei 1501/03, que regulamenta a propaganda comercial destinada à concessão de empréstimos a pessoas físicas. Pela proposta, do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), a publicidade veiculada pelos meios de comunicação deve informar os valores das taxas de juros mensais e anuais e discriminar as tarifas a serem pagas sobre a operação de crédito.

O relator da proposta, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), no entanto, considerou que a Resolução 2.878/01, do Conselho Monetário Nacional, já resguarda os consumidores contra propagandas mal-intencionadas, e seria desnecessário elevar à legislação a regulamentação existente. "Em 2003, quando o deputado apresentou o projeto, talvez fosse necessário regulamentar o setor, mas hoje o consumidor está protegido", afirmou.

Delgado chegou a redigir um parecer favorável à proposta, mas, durante a discussão, foi convencido por argumento contrário. O deputado argumentou ainda que o Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) tenta assegurar que desvios sejam retirados de circulação, o que torna desnecessária a limitação em lei à publicidade de qualquer natureza.

Tramitação
A proposta segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Um substitutivo foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de forma que o plenário deverá decidir sobre a proposta ao final.

Notícias relacionadas:
Lojista defende na Câmara regulamentação dos cartões de crédito
Comissão aprova transferência para quitar crédito consignado
Comissão recolhe denúncias contra abusos em empréstimos
Comissão aprova limite de juro em empréstimo de aposentado

Reportagem - Marcello Larcher
Edição – Wilson Silveira

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta