Projeto facilita participação de empresa estrangeira em sociedades

19/06/2009 - 10:23  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4917/09, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que torna expressa no Código Civil (Lei 10.406/02) a permissão para empresas estrangeiras participarem como sócias, acionistas ou quotistas de qualquer tipo de sociedade empresarial brasileira. O atual texto limita a participação apenas em sociedades anônimas.

Carlos Bezerra cita artigo dos juristas Antônio Félix de Araújo Cintra e Renato Berger para lembrar que o texto do atual Código Civil reproduz texto da antiga Lei das S.As., de 1940, que ainda estabelecia diferenças entre empresa brasileira e empresa brasileira de capital nacional. Essa regra obrigava as empresas estrangeiras interessadas em atuar no País a se associarem apenas sob a forma de sociedade anônima. Em razão disso, a Lei das S.As. se referia apenas a esse tipo de sociedade.

A Emenda Constitucional 6, de 1995, acabou com a diferença entre empresa brasileira e empresa brasileira de capital nacional. Com a mudança, as empresas estrangeiras podem atuar no País sob qualquer tipo societário. O texto do Código Civil, no entanto, ainda limita essa participação em sociedades anônimas.

Carlos Bezerra argumenta que a diferença entre o texto constitucional e o Código Civil dá margem a interpretações controversas. No artigo citado pelo parlamentar, os juristas ainda lembram que o Departamento Nacional do Registro de Comércio (DNRC) também já regulamentou há anos a constituição de sociedades limitadas que tenham pessoas jurídicas estrangeiras como sócias.

A participação direta de empresa estrangeira no País ainda continua dependente de autorização do Poder Executivo.

Sujeito à apreciação conclusiva, o projeto será analisado pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Navios turísticos poderão ter 50% de empregados brasileiros
Câmara aprova nova anistia para imigrante em situação irregular
Comissão aprova comunicado no Brasil sobre recall no exterior
Comissão aprova controle sobre fundo soberano estrangeiro

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4917/2009

Íntegra da proposta