Câmara aprova pagamento prévio de despesa em juizados especiais

12/03/2009 - 11:49  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou há pouco o Projeto de Lei 3644/08, do deputado Décio Lima (PT-SC), que exige o depósito prévio dos custos de trabalho do oficial de Justiça pela parte interessada, quando houver necessidade da atuação desse profissional em processo nos juizados especiais cíveis e criminais. O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e, se não houver recurso, seguirá para o Senado.

O relator do projeto, deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), apresentou parecer favorável e ressaltou que esse depósito não será exigido para os mais pobres, que são beneficiários de assistência judiciária gratuita.

Oliveira fez esse esclarecimento em resposta ao deputado Efraim Filho (DEM-PB), que questionou o fato de o projeto onerar a população, já que os juizados especiais são gratuitos.

Ao apresentar o projeto, o deputado Décio Lima argumentou que a cobrança evitará que o oficial de Justiça tenha de gastar seu dinheiro e empregar seu próprio carro para, de graça, cumprir as diligências necessárias ao processo.

Reportagem - Sílvia Mugnatto/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3644/2008

Íntegra da proposta