Projeto torna obrigatória verificação da qualidade de combustível

16/12/2008 - 11:59  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4141/08, do deputado Nelson Goetten (PR-SC), que torna obrigatória a instalação de equipamento para verificar a qualidade do combustível em todos os veículos automotores, inclusive motocicletas. O objetivo, segundo o autor, é proteger os motoristas do risco de abastecer seus veículos com combustível adulterado.

As características técnicas do aparelho, de acordo com a proposta, serão regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A proposta de Nelson Goetten altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Segundo o deputado, são constantes as denúncias de adulteração de combustíveis, seja por meio da mistura de solventes, da mudança na proporção dos componentes ou até mesmo pela adição de água. "Qualquer que seja a forma do crime praticado, causará danos aos motores e demais partes dos veículos que entrarem em contato com o combustível adulterado", argumenta.

O deputado lembra que, com a instalação desses equipamentos, os proprietários dos veículos serão alertados sobre a má qualidade do combustível assim que abastecerem. Para Goetten, a proposta será uma maneira de evitar maiores danos ao patrimônio, além de permitir a punição dos responsáveis.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Mistura de álcool à gasolina poderá ser de 25% em todo o País
Minas e Energia rejeita inspeção em tanques de combustíveis
Comissão amplia punição para adulteração de combustível

Reportagem - Clarice Dias
Colaboração: Rayane Mello

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br


PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4141/2008

Íntegra da proposta