Homossexuais vão lutar por reconhecimento de união estável

27/11/2008 - 19:45  

Representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos dos homossexuais vão passar a lutar pelo reconhecimento da união estável de pessoas do mesmo sexo. Assim, segundo eles, será possível evitar questionamentos de ordem moral em relação ao casamento entre gays e garantir, aos parceiros, direitos como herança e comunhão parcial de bens.

Eles querem incluir essa proposta no Projeto de Lei 1151/95, que disciplina a união civil entre pessoas do mesmo sexo. O anúncio foi feito nesta quinta-feira durante o 5º Seminário Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis, promovido no Senado pela Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. O projeto já foi aprovado por uma comissão especial na Câmara, mas aguarda para ser votado no Plenário desde 1996.

O objetivo do movimento gay é aprovar um adendo ao título do novo Código Civil (Lei 10.406/02) que trata da união estável, para estender, às relações entre pessoas do mesmo sexo, todas as garantias previstas, como o reconhecimento de entidade familiar e de deveres de lealdade, respeito e assistência; e de guarda, sustento e educação dos filhos. Também seria aplicável o regime da comunhão parcial de bens, que entre outras conseqüências atribuiria direitos de partilha após a separação e direitos de herança no caso de morte.

Ataques morais
Essa proposta foi fruto de uma negociação nesta semana, em Brasília, entre representantes da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT); da Associação Nacional dos Travestis e Transexuais (Antra); da Associação Brasileira dos Gays (Abragay); e da Associação Brasileira de Lésbicas (ABL).

De acordo com o advogado Roberto Gonçale, o objetivo das entidades foi propor um texto curto e que atenda às demandas centrais relacionadas à falta de reconhecimento dos direitos dos casais homossexuais. É importante, segundo ele, não dar margem a especulações morais que dificultem o convencimento dos parlamentares e exponham, a ataques de adversários, os deputados favoráveis aos direitos dos gays.

Por causa dessa estratégia, a proposta exclui a possibilidade de a união estável entre duas pessoas do mesmo sexo converter-se em casamento civil. "A negociação nos levou ao reconhecimento de que a união estável abriria caminho para o pleno exercício dos nossos direitos; não é mais necessário um instituto específico, como o casamento, para dar conta de aspectos fundamentais da cidadania, como direitos de herança, de Previdência e de visto permanente para parceiro estrangeiro, entre outros", argumenta o advogado Paulo Mariani.

Avanços
Mariani reconhece os avanços produzidos no Judiciário, que nos últimos anos vem dando ganho de causa a demandas de casais homossexuais. Ele disse, porém, não ter dúvidas da necessidade de um marco legal que dê segurança jurídica a essas pessoas. Sem isso, os gays vivem em uma situação de "subcidadania", de acordo com Mariani.

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Maria Berenice Dias concordou que as decisões ainda dependem muito da sensibilidade dos juízes, e por isso defendeu a necessidade da aprovação de uma lei. Ela elogiou a sugestão apresentada pelos representantes dos gays: "É importante o movimento ter chegado a um consenso para redigir uma proposta legislativa."

Leia mais:
Criminalização da homofobia enfrenta resistências

Notícias anteriores
Companheiro homossexual poderá ser dependente no IR
Requerimento pede votação de projeto sobre união civil
Frentes protestam contra criminalização da homofobia
Projeto amplia definição de crimes de preconceito

Reportagem – Cid Queiroz
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.