Projeto legaliza emissão eletrônica de faturas e duplicatas

26/11/2008 - 16:49  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4084/08, que autoriza as empresas a emitirem faturas e duplicatas por meio eletrônico. Se a proposta for transformada em lei, a duplicata eletrônica poderá ser aceita como prova do compromisso entre o credor e o devedor. Assim, com base nesse documento será possível protestar títulos (exigir pagamentos atrasados) ou formalizar pedidos de falência. A duplicata serve para provar que foi feito um contrato de compra e venda.

O projeto, apresentado pelo deputado Edinho Bez (PMDB-SC), tem o objetivo de facilitar a comunicação entre as empresas e os bancos que prestam o serviço de cobrança eletrônica.

Segundo ele, a prática de emissão eletrônica de faturas e duplicatas é muito comum, mas ainda não está regularizada. "A evolução tecnológica permite avanços nas práticas comerciais, mas a Lei 5474, sobre as duplicadas, é de 1968 e precisa ser aprimorada para acompanhar essas inovações", argumenta o parlamentar.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
PEC prevê nova regra tributária para comércio eletrônico

Reportagem - Cid Queiroz
Edição - João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 4084/2008

Íntegra da proposta