Projeto pune uso de cerol em linhas de pipas

10/11/2008 - 21:33  

O Projeto de Lei 3988/08, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), prevê que o uso de cerol — fabricado com vidro moído — nos fios ou linhas dos brinquedos conhecidos como papagaios ou pipas será considerado como contravenção penal (espécie de infração com potencial ofensivo menor que um crime).

A proposta também considera como contravenção penal os atos de vender, fornecer ou fabricar o cerol com esse objetivo. Além disso, será punido quem usar lâmina ou outro objeto cortante nas linhas dos brinquedos, e quem empinar a pipa com cerol. Para essas infrações, o projeto prevê pena de multa, a ser regulamentada posteriormente.

Vital do Rêgo Filho informa que o assunto já foi tema do Projeto de Lei 5038/01, apresentado pelo ex-deputado Glycon Terra Pinto. O projeto foi arquivado ao final da legislatura passada, em janeiro de 2007, e não pôde ser desarquivado, pois o autor não se reelegeu.

O projeto muda a Lei de Contravenções Penais (Decreto-Lei 3.688/41).

Brincadeira perigosa
O cerol é colocado na linha da pipa para cortar as linhas dos brinquedos de outras pessoas. Na opinião do parlamentar, essa é uma prática perigosa, pois coloca vidas em risco e causa lesões e mutilações.

As principais vítimas são motociclistas e ciclistas, segundo explica Vital do Rêgo Filho: "Quem usa esses meios de diversão não parece ter a mínima preocupação com os riscos que a brincadeira pode trazer às pessoas que são surpreendidas, de repente, com os fios ou linhas quase invisíveis."

Tramitação
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Viação aprova antenas contra cerol em motos

Reportagem - Adriana Resende
Colaboração - Rayane Mello
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3988/2008

Íntegra da proposta