Proposta iguala prazo de garantia ao de financiamento

16/07/2008 - 09:08  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3358/08, que iguala o prazo de garantia dos bens de consumo duráveis e não-duráveis ao tempo de financiamento desses produtos. A proposta modifica o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

De acordo com o projeto, no caso de bens financiados, o fornecedor deverá assegurar ao consumidor uma garantia contratual por idêntico período de duração do respectivo financiamento do produto.

Prazos extensos
O autor da proposta, deputado Vic Pires Franco (DEM-PA), ressaltou que o consumidor tem recebido prazos muito extensos para financiar suas compras. Entretanto, na opinião dele, "não é honesto da parte do fabricante querer vender um automóvel por financiamento que pode chegar a mais de oito anos, quando a garantia que oferece para o bem vendido é de, no máximo, três anos para os modelos luxuosos".

Para o deputado, o princípio da "garantia dos produtos e serviços com padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho" assegurado pelo Código de Defesa do Consumidor, "está sendo completamente desrespeitado pelos fabricantes desses bens, em total prejuízo ao consumidor brasileiro".

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Comissão aprova prazo maior para garantia de mercadorias
Comissão amplia sanções por atraso em troca de produto
Projeto cria sociedades especializadas em microsseguros
Comissão rejeita garantia para comprador de imóvel

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3358/2008

Íntegra da proposta