Comissão aprova exibição de produto erótico só para adulto

03/07/2008 - 19:22  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou ontem proposta que obriga as lojas que exibem e vendem produtos eróticos e pornográficos a adotar medidas para limitar a sua visualização ao público adulto. A matéria foi aprovada na forma do substitutivo da Comissão de Seguridade Social e Família ao Projeto de Lei 2153/03, do ex-deputado Coronel Alves.

O relator, deputado Vicentinho Alves (PR-TO), apresentou parecer favorável ao substitutivo. De acordo com a proposta, esses estabelecimentos comerciais deverão ter instalações internas adequadas, fora do acesso de crianças e adolescentes. Será concedido prazo de 180 dias, após a publicação da lei, para a adequação das lojas à medida.

Proteção às crianças
Em seu parecer, Vicentinho Alves apoiou a principal intenção do projeto: proteger crianças e adolescentes de materiais que possam "afetar o desenvolvimento intelectual e psicológico". Para o relator, a proposta está de acordo com "a prudência e o acatamento aos ditames da moral predominante no Brasil".

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, segue para as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Exibição de produto erótico em loja pode sofrer restrição
Seguridade aprova norma para venda de produtos eróticos
Comércio de produtos eróticos pode sofrer restrições
Projeto restringe exposição de produto erótico

Reportagem - Luis Claudio Pinheiro
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.brJPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2153/2003

Íntegra da proposta