Imposto para microimportadores poderá ter redução de 50%

30/01/2008 - 18:40  

O Projeto de Lei 1179/07, do deputado Rodovalho (DEM-DF), cria o Regime Especial de Tributação dos Microimportadores (Remicro). A proposta prevê a redução de 50% do Imposto de Importação (II) devido pelas microempresas que operam no comércio exterior, independentemente da existência de similar nacional. Serão beneficiadas as empresas que tenham receita bruta anual inferior ou igual a R$ 240 mil, conforme classificação estabelecida pela lei que criou o Supersimples (Lei Complementar 123/06).

Segundo Rodovalho, o objetivo do projeto, que também altera o Decreto-Lei 37/66, é regularizar as pequenas importações feitas hoje por pessoas físicas ou comerciantes informais. Em sua avaliação, a legalização dos chamados "sacoleiros" vai reduzir os conflitos advindos de um comércio já tradicional, embora irregular, que nos últimos anos gerou apreensões acima de R$ 1,5 bilhão por falta de recolhimento dos tributos devidos.

De acordo com o deputado, em vez de serem criticados, taxados de contrabandistas ou bandidos, esses trabalhadores brasileiros, que encontraram na informalidade uma forma de sustento, devem receber apoio e respeito. Ele afirma não ser um defensor da informalidade, um dos problemas mais graves do Brasil, porém, ressalta que a sociedade brasileira não pode ficar indiferente a um drama social de tamanha magnitude.

Estímulo
Para o parlamentar, só a repressão não resolve. "É preciso adotar políticas de estímulo à formalização, mediante tratamento tributário diferenciado e favorecido para as camadas mais pobres da população, conforme reza o artigo 179 da Constituição", pondera.

O deputado informa que a nova lei deverá, ainda, reduzir os custos da Receita Federal com a intensa fiscalização feita hoje em Foz do Iguaçu, além de estimular a formalização do comércio feito por contrabando. "A proposta é um estímulo para que esses contribuintes deixem a informalidade", argumenta.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação pelo Plenário.

Notícias anteriores:
Projetos liberam importação de pneus usados
Aprovada mudança no regime aduaneiro do drawback
Câmara aprova a revogação da MP do Sacoleiro
Relator propõe alíquota menor na MP do Sacoleiro

Da Redação/MR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
RCA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1179/2007

Íntegra da proposta