Empresas poderão ter de fornecer perfil profissiográfico

25/01/2008 - 08:52  

O Projeto de Lei 1922/07, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), obriga as empresas ou cooperativas a fornecer o Perfil Profissional Profissiográfico a seus funcionários para requisição de aposentadoria especial. O perfil profissiográfico é um documento com a trajetória profissional dos trabalhadores em que devem constar informações como registros ambientais e resultados de monitoração biológica.

De acordo com Cleber Verde, quando a Lei 8.213/91, que trata dos planos e benefícios previdenciários, foi elaborada, o formulário ainda não era obrigatório. A obrigatoriedade só começou a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2004. Ele informa, no entanto, que "as empresas têm se furtado a entregar o documento ou fornecem informações falsas para não recolher a contribuição adicional de 6%, 9% e 12% instituída pela legislação conforme o grau de risco a que o trabalhador está submetido".

Tramitação
A proposta terá análise conclusiva das comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Eletricitários poderão ter aposentadoria especial
Metroviários poderão ter aposentadoria especial
Projeto regulamenta relatório sobre trabalho insalubre

Reportagem - Maria Neves
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta