Proposta obriga alerta sobre impacto ambiental em etiqueta

22/01/2008 - 17:19  

A Câmara analisa o projeto de Lei 1862/07, do deputado Jurandy Loureiro (PSC-ES), que torna obrigatória a etiquetagem de mercadorias e produtos com alerta sobre o impacto ambiental. O objetivo é ampliar os canais de informação ao consumidor sobre interferências negativas no meio ambiente.

Pela proposta, todos os produtos comercializados em território nacional deverão conter o alerta, em etiquetas de fácil visualização e leitura, com a seguinte codificação em cores:
- vermelhas - para indicar alto grau de impacto ambiental;
- amarelas - para indicar médio grau de impacto ambiental;
- verdes - para indicar baixo grau de impacto ambiental.

Caráter educativo
Conforme o texto, as etiquetas deverão informar ainda a quantidade de gás carbônico (CO2) empregada na fabricação de cada produto. Segundo Jurandy Loureiro, a proposta tem caráter educativo. "Da mesma forma que os produtos alimentícios mostram nas embalagens os ingredientes e alertam o consumidor sobre os níveis de sal, açúcar e gorduras, a nova rotulagem deve indicar os graus de impacto ao meio ambiente e a quantidade de gás carbônico empregada na fabricação de cada produto", explica.

O projeto estabelece multa no valor de 10 mil UFIRs para os casos de descumprimento da nova exigência. Os reincidentes poderão ter o alvará cancelado, além de serem submetidos às sanções penais previstas na legislação ambiental vigente.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Fabricante poderá ter de recolher embalagem plástica usada
Sacola biodegradável pode tornar-se obrigatória
Projeto cria tributo de emissão de gases do efeito estufa
Montadoras poderão plantar árvores para compensar poluição

Reportagem - Antonio Barros
Edição – Simone Ravazzolli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1862/2007

Íntegra da proposta