Projeto cria 124 cargos e 64 funções para TRT do Maranhão

19/12/2007 - 15:15  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2406/07, enviado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), que trata da criação de cargos efetivos e comissionados no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 16ª Região, com sede em São Luís (MA), que atende 185 municípios. O projeto sugere a criação de 119 cargos efetivos, sendo 67 de analista judiciário e 52 de técnico judiciário, além de cinco cargos em comissão e de 64 funções comissionadas.

O TRT do Maranhão, segundo a justificativa apresentada pelo TST, possui 21 varas do Trabalho, das quais apenas 17 já foram instaladas. O texto argumenta que o número de reclamações trabalhistas cresce a cada ano e o quadro de pessoal não acompanhou esse desenvolvimento.

Em 2004, afirma a proposta, foram 18.615 novas reclamações apenas na primeira instância, para um quadro de 325 servidores. Isso representa um aumento de quase 100%, comparado com os números de 1990 (9.662 processos). No mesmo período os servidores aumentaram em apenas 25%.

Novos serviços
O TST avalia que a Justiça do Trabalho no Maranhão se encontra abaixo da média nos índices que se referem a número de magistrados e de pessoal auxiliar. O tribunal também argumenta que nos últimos anos surgiram novas especialidades na área de informática, decorrentes da internet, e o TRT da 16ª Região tem o quadro de pessoal "insuficiente para acompanhar e manter todos os serviços atualmente instalados".

Além do aumento no quadro de pessoal, o projeto define a criação de cargos em comissão e de funções comissionadas, destinados a "servidores especializados, cujas atividades demandam dos seus executores zelo e dedicação, além de muita responsabilidade e qualificação". A proposta informa que as despesas decorrentes do aumento do quadro de pessoal serão custeadas com recursos próprios do TRT.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
CCJ aprova racionalização de recursos no TST
Finanças aprova criação de cargos no TRT do Rio
CCJ aprova mais juízes para TRT do Ceará
Aprovados novos cargos e funções no TST
Câmara aprova elevação de funções comissionadas para TRT
Câmara aprova criação de cargos para TRT da 23ª Região
Trabalho aprova cargos para TRT do Espírito Santo
Trabalho aprova criação de 270 cargos no TRT de Goiás
Trabalho aprova funções comissionadas para TRT de Recife

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2406/2007

Íntegra da proposta