Transporte de valores altos pode ser restrito à madrugada

05/11/2007 - 16:07  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1583/07, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), que proíbe o transporte de dinheiro, a partir de R$ 4,256 milhões, antes da meia-noite e após as 5 horas da manhã. Segundo o autor, as estatísticas apontam que a circulação dos carros-fortes em horários de movimentação de pessoas nos centros urbanos tem causado tragédias "irreversíveis" para a sociedade.

Bacci lembra que os carros-fortes são atrativos para os bandidos e colocam em ameaça a vida das pessoas que circulam em horário comercial. Ele ressalta que muitos já morreram em decorrência do tiroteio entre agentes de segurança e bandidos, que tentam roubar os carros-fortes durante o dia.

Recentemente, em Porto Alegre, uma jovem de 23 anos e o vice-prefeito de Bom Jesus (RS) foram mortos por bala perdida em assalto a um carro-forte. O parlamentar argumenta que fatos como esses justificam a proposta de proibir a circulação dos carros-fortes em horários de grande movimentação de pessoas.

Tramitação
O projeto será examinado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Viação e Transportes; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1583/2007

Íntegra da proposta