Embalagens poderão trazer incentivo a economia de água

18/10/2007 - 13:51  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1462/07, do Senado, que determina a inserção de mensagens de advertência sobre o risco de escassez de água e de incentivo ao seu consumo moderado nos equipamentos e nos produtos de limpeza e de higiene pessoal, bem como suas embalagens, sempre que forem destinados ao uso associado ao consumo de água.

De acordo com o projeto, as mensagens serão exibidas em local e com dimensões que permitam fácil identificação e leitura. As propagandas desses equipamentos e produtos deverão conter as mesmas mensagens.

O descumprimento dessas determinações sujeitará os responsáveis às punições previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90).

Risco de escassez
O autor da proposta, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), lembra que mais de 70% da Terra é ocupada por águas. O senador ressalta que 97,3% de toda a água do planeta é salgada, o que significa que apenas 2,7% é doce. Desse percentual, 77,20% estão concentrados em geleiras; 22,40% são de águas subterrâneas (aqüíferos); 0,35% estão em lagos, lagoas e pântanos; 0,04% encontra-se disperso pela atmosfera; e somente 0,01% está disponível em córregos, riachos e rios.

Crivella salienta que o Brasil concentra cerca de 12% de todas as reservas mundiais de água doce, sendo o primeiro em disponibilidade hídrica em rios, mas o uso inadequado compromete esse recurso em várias regiões. "Urge que assumamos o compromisso de adotar todas as medidas ao nosso alcance, que possam contribuir para o uso racional da água. Esse é um direito/dever estatuído pela Constituição ao poder público e à coletividade", argumenta.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Água pode ser incluída entre os direitos sociais
Contas de consumo podem orientar uso de recursos naturais
Comissão aprova política de combate ao desperdício de água
Fundação recomenda que água tenha gestão do Poder Público
Projeto exige equipamento para reduzir consumo de água

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1462/2007

Íntegra da proposta