Líderes fazem acordo para votar reforma política amanhã

07/08/2007 - 16:53  

Na reunião que se encerrou há pouco, os líderes partidários fizeram acordo para votar amanhã, no plenário da Câmara, os projetos que tratam da reforma política (PL 1210/07 e PLP 35/07). Hoje os parlamentares vão votar a MP 374/07, que está trancando os trabalhos.

O líder do PSDB, deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP), antecipou que seu partido é contra a constitucionalidade e o mérito da MP 374. Segundo o parlamentar, "há alguns problemas".

Pannunzio disse ainda que o acordo para a reforma política "foi óbvio" porque já havia um consenso para votação da emenda aglutinativa 23, que trata da fidelidade partidária e da realização de plebiscitos.

Federações partidárias e financiamento
Caso essa emenda não seja votada, Pannunzio explicou que pode ser colocada em pauta a emenda 12, que trata das federações partidárias e do financiamento público para eleições majoritárias, porque uma parte dela já foi retirada de pauta.

Fidelidade partidária
O líder do PT, deputado Luiz Sérgio (RJ), informou que, depois da votação da emenda aglutinativa 23, pode entrar na pauta o projeto do deputado Luciano Castro (PR-RR) sobre fidelidade partidária (PLP 35/07). Luiz Sérgio disse que, para muitos líderes, a reforma política não teve êxito. Entretanto, na avaliação do parlamentar, o projeto continua na pauta e precisa ter seus itens votados ou arquivados.

Luiz Sérgio disse ainda que o PT e o DEM defendem a aprovação do financiamento público para campanhas majoritárias. "Vamos tentar salvar esse item, mas sua aprovação é imprevisível."

De acordo com o líder do PT, houve muita discussão sobre a efetividade do projeto de Luciano Castro, e alguns líderes acham que o projeto não resolve o problema da fidelidade partidária.

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PLP 35/2007

Íntegra da proposta