Projeto autoriza criação de universidade no norte do RS

24/05/2007 - 15:24  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7698/06, do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade Federal do Norte do Rio Grande do Sul (Uninorte), com sede no município de Passo Fundo. Beto Albuquerque destaca que a proposta segue o programa de expansão de vagas no ensino superior público, uma das prioridades do Governo Lula. "A instalação de uma universidade pública federal na região norte do Rio Grande do Sul suprirá uma demanda pelo ensino superior de 368 mil jovens, atualmente, sem condições para estudar", defende.

O deputado argumenta, ainda, que a Uninorte cobrirá um vazio geográfico de instituições federais de ensino, hoje localizadas na região metropolitana de Porto Alegre e na metade sul do Estado. Ele observa que na metade norte do Rio Grande do Sul destacam-se importantes municípios – além de Passo Fundo - com os quais a Uninorte deve dialogar, como Erechim, Ijuí, Santo Ângelo, Cruz Alta, Lagoa Vermelha, Vacaria, Sananduva, Soledade e Santa Rosa. "Por todas as demonstrações constantes do seu desenvolvimento e capacidade produtiva, a região norte do Rio Grande do Sul precisa de uma universidade federal a fim de formar os recursos humanos, produzir conhecimento e tecnologias necessárias para contribuir com o desenvolvimento", conclui.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Luciana Mariz
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7698/2006

Íntegra da proposta