Meio ambiente e energia

Deputados e especialistas debatem formas de reparação para vítimas de Brumadinho

12/03/2019 - 09:49  

Ricardo Stuckert
Cidades - catástrofes - rompimento barragem Brumadinho Vale meio ambiente desastres bombeiros resgates mineração cães farejadores
Bombeiros trabalhando, logo após a tragédia, para encontrar sobreviventes. Até agora, 186 corpos foram localizados e 122 pessoas seguem desaparecidas

A reparação dos danos causados pelo desastre em Brumadinho (MG) será debatida hoje na comissão externa da Câmara. Os deputados vão reunir especialistas para discutir seguros e outras formas de garantia de recursos para a reparação de danos em caso de desastres. A audiência pública foi pedida pelo coordenador da comissão externa, deputado Zé Silva (SD-MG).

Logo após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, no fim de janeiro, o relator da comissão, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), defendeu a imediata criação de um fundo para fazer frente ao gravíssimo dano socioambiental na região.

“Um fundo para, primeiramente, ressarcir vítimas de forma rápida e ressarcir economicamente aquelas pessoas que tiveram prejuízos, como os produtores locais que estão com suas economias paralisadas e as contas não param de chegar. E, acima de tudo, cobrir as despesas com a operação de resgaste. É bom lembrar que os bombeiros estão trabalhando aqui sem ter recebido o 13º e sem a garantia de pagamento de salário”, disse.

Convidados
Foram convidados para a audiência pública:
- o subprocurador-geral da República e coordenador da 4ª Câmara - Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Nívio de Freitas Silva Filho;
- o superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Joaquim Mendanha de Ataides;
- o gerente de Segurança de Barragens de Mineração da Agência Nacional de Mineração, Luiz Paniago Neves;
- o presidente do Grupo Nacional de Trabalho, Seguros e Meio Ambiente da Associação Internacional de Direito de Seguros (Aida), Pery Saraiva Neto; e
- um representante do Conselho Nacional de Seguros Privados.

O debate está marcado para as 14 horas, no plenário 2.

Projeto de lei
Também integrante da comissão externa de Brumadinho, a deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) quer a votação do seu projeto de lei (PL 3563/15) que torna obrigatório o pagamento de indenizações e contratação de seguro no caso de rompimento de barragens.

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

“Veja, por exemplo, o caso de Mariana, em Minas Gerais. Ali morreram 19 pessoas e as famílias ainda não receberam nada. Sempre as pessoas que são prejudicadas ficam prejudicadas mesmo. Fica pelo não dito, o tempo vai passando, cai no esquecimento e me parece que existe, por parte das empresas, lobby para não avançar esse tipo de projeto”, disse.

O projeto de lei de Elcione Barbalho tramita em conjunto com outra proposta semelhante (PL 3561/15), que está em regime de urgência e, portanto, pronta para a apreciação do Plenário da Câmara.

Assista a audiência pública ao vivo

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Roberto Seabra

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta