Meio ambiente e energia

Comissão debate desmatamento ilegal na Amazônia e no Cerrado e metas no Acordo de Paris

25/06/2018 - 18:51  

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas promove, nesta terça-feira, audiência pública para debater o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e no Cerrado, com discussões sobre a situação atual e propostas para o Brasil atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Os compromissos do Brasil estão previstos na Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC, na sigla em inglês), documento em que cada governo dos países assinantes registrou suas principais responsabilidades para o acordo climático.

Brizza Cavalcante
Chuva, Tempestade, Enchente, Clima, Frio, Molhado, Raio, Nuvem, mudanças climáticas
Comssão vai discutir as metas do Brasil no Acordo de Paris sobre o clima

Assinado na edição de 2015 da Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP), o novo Acordo do Clima foi estabelecido entre os países para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. O objetivo do tratado, conhecido como Acordo de Paris, é a diminuição do aquecimento global e a limitação do aumento da temperatura global em 2ºC, até o ano de 2100.

Entre as metas brasileiras estabelecidas pelo acordo está a redução em 37% até 2025 das emissões de gases de efeito estufa e, de forma escalonada, em 43% as emissões até o ano de 2030, tomando como referência as emissões do ano de 2005.

Foram convidados para o debate representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), da WWF Brasil, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A audiência pública está marcada para as 14h30 no plenário 7 da Ala Alexandre Costa, no Senado, e também poderá ser acompanhada pelo e-cidadania.

Da Redação – AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.