Meio ambiente e energia

Seminário discute estratégias para preservação do Cerrado

05/06/2018 - 08:07  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cerrado promove um seminário nesta terça-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente – para discutir a preservação do Cerrado.

Parlamentares, gestores públicos, ambientalistas e representantes de povos indígenas que habitam a região foram convidados para discutir políticas e programas passíveis de aprimoramento para promover o avanço em políticas agroambientais adequadas à conservação do Cerrado.

Confira a programação completa

Diógenes Santos
Meio Ambiente - Cerrado
O Cerrado tem mais de 12 mil espécies nativas catalogadas e abriga 216 terras indígenas

O deputado Augusto Carvalho (SD-DF), que propôs a realização do evento, ressalta que o Cerrado brasileiro é uma das savanas mais biodiversas e ameaçadas do planeta. “Cobre 12 estados, tem uma extensão de mais de 2 milhões de km² e é o berço das águas das principais bacias hidrográficas brasileiras e sul-americanas, como as do São Francisco, do Prata e do Araguaia-Tocantins. Além disso, é o habitat de dezenas de milhares de espécies de animais e vegetais.”

Ouça esta matéria na Rádio Câmara

Apesar de sua importância, o bioma tem hoje menos de 50% de sua cobertura vegetal original remanescente e menos de 5% de sua extensão protegida sob a forma de unidades de conservação de proteção integral.
“As políticas para conservação e recuperação do Cerrado ainda são incipientes e precisam ser fortalecidas”, afirma o parlamentar.

Segundo ele, as taxas de desmatamento médio nos últimos 10 anos chegam a 10 mil km²/ano, superando as taxas de desmatamento na Amazônia.

Participação popular
O seminário será realizado a partir das 9 horas, no plenário 2. Os interessados poderão participar enviando perguntas, críticas e sugestões para o portal e-Democracia, no banner abaixo.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.