Meio ambiente e energia

Seminário vai debater problemas causados pelo “lixão” de Marituba, no Pará

28/05/2018 - 08:26  

A Comissão de Desenvolvimento Urbano promove hoje um seminário para debater os danos ambientais e sociais do “lixão” de Marituba (PA).

O requerimento é do deputado Edmilson Rodrigues (Psol-PA). Marituba é a terceira maior cidade da região metropolitana de Belém e, segundo o deputado, a cidade sofre há alguns anos com a implantação de um aterro sanitário que se transformou em um “lixão”, causando graves problemas de saúde à população da região. Ele alega que a concessionária responsável pelo aterro não cumpre as determinações da Lei Federal de Resíduos Sólidos, permitindo a poluição do ar, do solo e dos igarapés.

Foram convidados para o evento Rodrigo Peixoto, do Observatório de Conflitos Urbanos de Belém; representantes do Fórum Permanente Fora Lixão; do Ministério Público do Estado do Pará; do Ministério Público Federal; da Defensoria Pública do Estado do Pará; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thales Manuel Matos Belo; representantes da Prefeitura Municipal de Marituba; da Câmara Municipal de Marituba; da Universidade Federal do Pará; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da OAB-PA; e da Guamá Tratamento de Resíduos Ltda.

O seminário está previsto para as 14 horas na cidade de Marituba (PA).

Da Redação – AC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Mais conteúdo sobre