Meio ambiente e energia

Destinação de entulhos de construção é tema de debate em comissão

08/05/2018 - 08:57  

A situação dos resíduos gerados pelas construções e demolições vai ser debatida pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara em audiência pública hoje. Proposto pelo deputado Carlos Gomes (PRB-RS), o encontro vai reunir representantes do Ministério do Meio Ambiente; do setor da construção civil; do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); e de organizações que tratam esse tipo de resíduo.

Segundo o parlamentar, embora sejam geralmente considerados de baixa periculosidade, os entulhos merecem atenção especial em virtude dos grandes volumes gerados.

"É importante ressaltar que os recursos naturais, cada vez mais, estão escassos. E cada vez que precisam fazer uma obra, seja média ou grande, são necessárias pedras, areias, licenciamento para novas pedreiras, e nós temos uma circulação desses materiais já extraídos e no ciclo na construção civil. Queremos permitir que ele tenha uma maior durabilidade no ciclo nesta condição, sem que necessariamente recorra à matéria-prima virgem."

De acordo com o Ipea, os resíduos de construção civil representam um grave problema em muitas cidades brasileiras. Estima-se que possam representar de 50% a 70% da massa dos resíduos sólidos urbanos no País.

Confira a relação completa de convidados

O debate será realizado às 14h30, no plenário 12.

A audiência será interativa pelo e-Democracia.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.