Meio ambiente e energia

Projeto exige coleta seletiva de lixo nas escolas brasileiras

17/08/2016 - 12:55  

DEP FELIPE BORNIER 2
A geração de empregos foi destacada por Bornier entre os benefícios da reciclagem

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5860/16, do deputado Felipe Bornier (Pros-RJ), que exige a instalação de lixeiras seletivas para reciclagem nas escolas públicas e privadas.

Pelo texto, as lixeiras serão instaladas em número suficiente para receber, separadamente, os detritos de plásticos, vidros, papéis e outros materiais.

Caberá à escola vender o lixo recolhido passível de reciclagem. A proposta estabelece que as secretarias de Educação poderão celebrar acordos ou convênios com entidades públicas, organizações não-governamentais ou cooperativas de catadores.

Felipe Bornier destaca diversos benefícios da reciclagem, entre eles a geração de emprego. “Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos”, ressaltou.

Tramitação
A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição - Sandra Crespo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5860/2016

Íntegra da proposta