Meio ambiente e energia

Educação rejeita informação sobre preservação de água em contracapas de livros didáticos

04/12/2017 - 18:35  

A Comissão de Educação rejeitou o Projeto de Lei 4242/15, que obriga as editoras a imprimir informações sobre preservação, reutilização e uso racional da água na contracapa dos livros didáticos adotados pelas escolas públicas estaduais e municipais.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Homenagem à maior rádio de Minas Gerais – Rádio Itatiaia. Dep. Saraiva Felipe (PMDB - MG)
Saraiva Felipe, relator da proposta

O objetivo do autor, o deputado licenciado Marcelo Belinati (PP-PR), é conscientizar os estudantes sobre o assunto, contribuindo para diminuir com a cultura do desperdício e para a racionalização do consumo da água.

Porém, o parecer do relator, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), foi contrário à proposta. “Esse tema já se encontra satisfatoriamente encaminhado pelas escolas, e a mídia sugerida no projeto – as contracapas dos livros didáticos – não é apropriada para esse tipo de ação”, afirmou.

Segundo ele, o estudo da água no contexto da escassez hídrica, da poluição e do aquecimento global que ameaçam atualmente a sustentabilidade do planeta tem sido desenvolvido nos livros didáticos e nas escolas brasileiras de forma central, persistente, aprofundada e interdisciplinar.

“O amplo espaço que o livro didático e demais materiais escolares têm adotado no que diz respeito a esse tema ressalta o caráter restrito e redundante da utilização das contracapas para informar sobre a preservação, reutilização e uso racional da água”, disse. “Esse espaço é limitado não apenas no tamanho, mas também no que se refere à didática mais apropriada”, completou.

Tramitação
O projeto será analisado agora pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Geórgia Moraes

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