Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

06/12/2017 - 08h39

Desenvolvimento urbano debate resultados de política de reúso da água no Brasil

A Comissão de Desenvolvimento Urbano debate nesta manhã os resultados do Projeto Reúso, que faz parte do Programa de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas), desenvolvido pelo Executivo Federal. O debate atende a requerimento do deputado João Paulo Papa (PSDB-SP).

Papa destaca que o mundo enfrentará um deficit hídrico de 40% em 2030, conforme estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil, País que concentra 13,7% da água doce do planeta, a população já convive com períodos de escassez hídrica e desabastecimento.

O parlamentar explica que o projeto Interáguas, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da capacidade de planejamento e gestão no setor água, reúne a Agência Nacional de Águas e três ministérios – Meio Ambiente, Integração Nacional e Cidades.

O Projeto Reúso, um dos componentes do Interáguas, visa propor um plano de ações para instituir uma política de reúso de efluente tratado no Brasil. “A reciclagem de água demanda um marco regulatório capaz de conjugar o reúso com questões como a proteção da saúde e do meio ambiente; as competências dos entes federativos em relação à prática; as diversas modalidades de reúso e seus critérios de qualidade; e o monitoramento, o controle e o financiamento da atividade”, afirma.

Foram convidados, entre outros:
- o superintendente de Implementação de Programas e Projetos da Agência Nacional de Águas, Tibério Magalhães Pinheiro; e
- a coordenadora executiva do Projeto CH2M, Helene Kubler.

Confira a relação completa de convidados

O debate será realizado no plenário 16 após a realização da reunião deliberativa, marcada para as 10 horas.

A discussão será interativa. Os interessados podem enviar perguntas e comentários pelo portal e-Democracia, no banner abaixo.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'